quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Campanha para Doação de Medula Óssea na Prefeitura Rio de Janeiro


Torne-se um possível doador de medula óssea. Dia 1º de dezembro contribua com apenas 4 ml de sangue. Com apenas 4 ml de sangue você pode fazer parte do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). É um simples ato de solidariedade e cidadania que pode salvar vidas. Quem precisa de transplante de medula óssea tem apenas 25% de possibilidade de encontrar na família doadores compatíveis. Geralmente eles estão entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe. Quando isso não é possível, é preciso procurar um doador compatível no REDOME.

Este banco de dados precisa de voluntários. Para fazer parte deste grupo de doadores, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro realizaou no dia 17 de novembro, terça-feira, às 14h, uma palestra informativa sobre todo o procedimento da Doação de Medula Óssea. A palestra aconteceu no auditório do CASS com a equipe do HEMORIO.

No dia 1º de dezembro será o DIA DA DOAÇÃO. Neste dia, funcionários do HEMORIO estarão no Espaço do Servidor, ao lado do prédio anexo, das 9h às 16h, para inscrever os doadores. O servidor-solidário terá apenas que dar seus dados pessoais e uma mostra de 4 ml de sangue.

O HEMORIO faz um exame chamado tipagem de HLA que verifica a possibilidade de um transplante ser compatível. Feita esta análise, o potencial doador é chamado para fazer exames confirmatórios. Caso a compatibilidade seja confirmada, o candidato é avaliado por um clínico e recebe todas as informações necessárias. Depois de todo este procedimento, o voluntário decide se realmente quer fazer a doação.

Todas as pessoas na faixa etária dos 18 aos 55 anos e que tenham boa saúde podem ser voluntárias.

MAIORES INFORMAÇÕES: 2503-3758 / 2503-3235.

Nenhum comentário:

Postar um comentário