domingo, 22 de novembro de 2009

Doação de Plaquetas


O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos. O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.
Através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento o qual irá separar o sangue nos seus constituintes. O equipamento irá reter apenas parte das plaquetas, devolvendo para o doador as células restantes. Todo o processo dura cerca de 90 minutos.

A doação de plaquetas ajuda a muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer. E pode ser realizada a cada semana. A reposição é rápida; é feita em apenas 72 horas.

Assim como na doação de sangue, primeiramente é realizado um cadastro, quando é preciso apresentar um documento oficial com foto. Depois disso, o doador realiza uma triagem clínica, passando por uma verificação dos sinais vitais – peso, temperatura, pressão arterial e batimentos cardíacos – e, a seguir, por uma entrevista com um médico ou psicólogo. Toda informação deste processo é sigilosa e após a entrevista, caso o doador não preencha alguns dos pré-requisitos para a doação, ele pode fazer um voto de auto-exclusão – que também é secreto –, optando pela não utilização de suas plaquetas.

Após esse procedimento, a coleta das plaquetas é realizada. Para isso, uma agulha é colocada em cada braço do doador, fazendo um circuito entre ele e a máquina que realiza a aférese. Por um dos lados retira-se o sangue, que é conduzido até essa máquina, que separa as plaquetas e as armazena. Depois de passar por esse equipamento, o sangue remanescente – sem as plaquetas – é devolvido ao organismo do doador pela agulha do outro braço.

A doação de plaquetas só pode ser realizada após uma doação de sangue. Isso, porque é preciso verificar se as veias do doador têm calibre adequado para o processo de doação de plaquetas.

Uma vez realizada a doação de sangue, as doações de plaquetas podem ser realizadas durante os 6 meses seguintes, com intervalo de 48h entre uma doação e outra. Dentro desses 6 meses, as mulheres devem esperar 3 meses para fazer a primeira doação de plaquetas e os homens, 2 meses.

Por que Doar Plaquetas?

Receber transfusão de plaquetas é essencial para evitar hemorragia nos pacientes que não podem produzi-las. Além de ser um processo simples, a doação de plaquetas não oferece nenhum risco ao doador, pois além de todos os materiais utilizados serem estéreis e descartáveis, o sangue não tem nenhum contato direto com o equipamento que realiza a aférese. Além disso, são doadas apenas 30% das plaquetas presentes no sangue, sendo que 10% são repostas uma hora depois da doação e o restante em apenas 24h. Doar plaquetas é um ato voluntário de solidariedade e de responsabilidade social.

Pré-requisitos para doar Plaquetas:
Para doar plaquetas é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:
  • -ter entre 18 e 55 anos;
  • -gozar de um bom estado de saúde;
  • -pesar pelo menos 50 kg;
  • -não estar em jejum e comer apenas alimentos leves nas 4 horas que antecedem a doação;
  • -se for mulher, não estar grávida, nem amamentando;
  • -não ter feito piercing ou tatuagem há pelo menos 1 ano;
  • -não ter recebido nenhum tipo de transfusão há pelo menos 1 ano;
  • -não ter ingerido bebida alcoólica nas 24h que antecedem a doação;
  • -não ter comportamento sexual de risco – que significa ter mais do que três parceiros sexuais e não usar preservativo, ou usar apenas algumas vezes, durante as relações;
  • -não ser usuário de drogas injetáveis;
  • -não ter hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II ou Doença de Chagas;
  • -não ter tomado nenhum tipo de vacina recentemente – o tempo mínimo exigido varia de acordo com o tipo de vacina;
  • -não estar gripado ou resfriado;
  • -não ter usado alguns tipos específicos de medicação, como aquelas agem sobre o sistema nervoso e
  • -não ingerir medicações que contenham ácido acetil salicílico ou diclofenaco (como alguns tipos de anti-inflamatórios) pelo menos 5 dias antes.

Além disso, o doador precisa ter veias de calibre adequado à doação de plaquetas, já que o procedimento é mais longo e exige um pouco mais do doador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário