quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Saiba como ser doador voluntário de Medula Óssea

Cadastro de Medula Óssea

Os interessados em fazer o seu cadastro podem procurar o Hemocentro de sua cidade.O processo é simples: ao chegar no local da doação, a pessoa preenche uma ficha com seus dados pessoais, logo após é encaminhada para a sala onde o sangue é coletado.

Ninguém vai ao Hemocentro para doar medula óssea. A equipe do órgão efetua apenas um cadastro. A doação será feita após os testes de compatibilidade, que são feitos mediante a amostra de 5ml de sangue para esse cadastro. A coleta leva menos de 20 minutos. Após isso, a amostra coletada é encaminhada ao exame de histocompatibilidade ou HLA. É por meio dele que serão conhecidas suas características genéticas.

Ao preencher o cadastro o voluntário será incluído no Redome – Registro de Doadores de Medula Óssea, que é um banco de dados onde ficam as informações dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compatível. Se houver compatibilidade, o doador será convocado para um exame de sangue mais detalhado para avaliação e certificação do seu bom estado de saúde. Pessoas entre 18 e 55 podem fazer a doação e ajudar a salvar vidas de portadores de leucemias e crianças com algumas doenças genéticas.

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA SE CADASTRAR COMO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA:

- Ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;

- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial;

- Procurar o Hemocentro de Palmas e cadastrar-se.

Fique Sabendo!

Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;

Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação;

Seu atual estado de saúde será então avaliado para confirmar a doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário