terça-feira, 20 de abril de 2010

Município de Rondônia bate recorde em doadores voluntários de medula óssea


A campanha realizada por uma equipe Hospital do Câncer de Barretos (HCB) e o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC) conseguiu cadastrar 10.315 doadores voluntários de medula óssea. Segundo informações da assistente social e coordenadora da campanha, Naima Khatib, este número de doadores de Ji-Paraná é recorde brasileiro.

O Estado de Rondônia está em segundo lugar entre os demais a enviar pacientes com câncer para tratamento no HCB. O medo, a falta de incentivo e de conhecimento em relação ao processo de doação contribui para que algumas pessoas decidam por não ser doador. Com as campanhas a população desmistifica cada vez mais as informações errôneas que são divulgadas no boca a boca e adere a esta grande causa.

Campanha
Uma semana inteira de muito amor, solidariedade e compromisso com o próximo. Essa foi a lição deixada pelo povo ji-paranaense ao abraçar a causa daqueles que necessitam de um transplante. Engajados de corpo e alma, a população tanto colaborou trabalhando voluntariamente nos pontos de coleta, como também doando vida ao realizar o cadastro para ser um doador de medula.

A cidade que anteriormente havia chegado mais próximo a 10 mil doadores foi Piracicaba (SP), com 9.700 cadastros com o mesmo tempo de campanha. Porém, ao considerarmos que Piracicaba tem, segundo senso de 2009 do IBGE tem 368.843 habitantes, percebemos ainda mais o resultado do empenho e compromisso do povo ji-paranaense, pois, segundo último senso do IBGE, a nossa população é de 111.010 habitantes.

“A nossa campanha foi um completo sucesso. Agradecemos a Secretaria Municipal de Saúde, Maçonaria, Gapc e a todos os voluntários pela parceria e compromisso”, disse Naima.

Estatisticas

Em Rondônia o HCB já realizou campanha em Vilhena (6.002 doadores), Rolim de Moura (3.840), Colorado do Oeste (1.760 doadores), Cerejeiras (1.946 doadores) e Cacoal (6.610). No próximo mês de maio a equipe de Barretos voltará a realizar a campanha retomando a partir de Alta Floresta, Pimenta Bueno e Ministro Andreaza, seguindo depois para o norte do Estado.

“Estamos muito felizes com o resultado de todo o Estado, principalmente de Ji-Paraná, estou impressionada com a solidariedade do povo daqui. Ser um doador de medula é doar vida. Quando um paciente necessita do transplante de medula é porque não há outro tratamento que possa salvar sua vida, ele depende exclusivamente de encontrar uma pessoa compatível. Infelizmente ainda é muito difícil achar um doador fora da família, por isso é importantíssimo que o maior número possível de pessoas esteja cadastrada”, explicou Naima.

Segundo Silvia Cristina Amâncio Chagas, coordenadora do HCB em Ji-Paraná e membro fundadora do GAPC, a pretensão é que haja um ponto fixo de cadastro de doadores no município. “Agradecemos a todos pela participação e colaboração na campanha, pudemos contar com cerca de 250 voluntários, essenciais para alcançar todo esse sucesso. Agora vamos trabalhar com objetivo de conseguir instalar um local de cadastro permanente para que todos aqueles que ainda não puderam realizar o cadastro o façam”, salientou Silvia.

Informações e foto da Prefeitura de Ji-Paraná

Fonte: Rondônia Dinâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário