domingo, 23 de maio de 2010

Hemocentro da Sesa faz campanha para doação de sangue durante a Copa do Mundo

De quatro em quatro anos, nos meses de junho e julho, é realizada a Copa do Mundo de futebol, período de festa para os brasileiros. Entretanto, esta também é uma data difícil para o Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes), que sofre com uma baixa considerável no estoque de sangue. Por isso, a partir da próxima semana, serão realizadas campanhas para estimular a doação.

Entre esta segunda (24) e quarta-feira (26), o Hemocentro da Sesa distribuirá panfletos com informações sobre como doar sangue em três terminais rodoviários da Grande Vitória (locais de grande movimentação), a fim de incentivar os capixabas a serem voluntários, antes e durante a Copa do Mundo, sobretudo nos dias que antecedem as partidas da seleção brasileira.

Nesta segunda (24), os panfletos serão distribuídos no Terminal de Laranjeiras, em Serra; na terça (25), no Terminal de Campo Grande, Cariacica; e na quarta (26), no Terminal de São Torquato, em Vila Velha. Sempre das 08 às 12 horas.

“Durante a Copa do Mundo, a doação de sangue diminui muito, não aparece ninguém. Na Copa passada ficou vazio mesmo. Por isso estamos fazendo esta ação para conscientizar os capixabas e estimular a doação antes das comemorações e dos jogos”, explica a coordenadora de captação externa do Hemoes, Sâmia Sechin.

Abastecimento

O Hemocentro da Sesa é responsável por abastecer os hospitais da rede estadual de saúde (como o São Lucas, o Antônio Bezerra de Faria e o Dório Silva), por isso é importante manter o banco de sangue, pelo menos em níveis mínimos. “Durante a Copa, quase não recebemos doadores voluntários, só de reposição (doação direcionada)”, conta Sechin.

O Hemoes funcionará normalmente durante a Copa do Mundo.

Vale lembrar que o Hemoes funcionará em horário habitual durante a Copa do Mundo de Futebol. A unidade fica de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 horas, e aos sábados, das 07 às 15 horas.

Como doar

É muito fácil ser um doador voluntário de sangue. Para isso, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.

Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O Hemoes fica localizado na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Mais informações pelos telefones: 3137-2435 e 3137-2447.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espirito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário