sexta-feira, 9 de abril de 2010

Orlândia faz campanha para doação de medula óssea

A campanha será realizada simultaneamente em seis pontos da cidade e, para o cadastro, é necessário somente doar uma amostra de sangue

A Prefeitura de Orlândia, a Coordenadoria Municipal de Saúde e o Hospital Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos) realizam, neste sábado (10), das 9h às 17h, a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea.

A campanha será realizada simultaneamente em seis pontos: Praça Mário Furtado, sede do Grupo Alma, Supermercado CompreBem, Praça Cristo Rei, Supermercado Maisena e Escola Municipal "Maurício Leite de Moraes".

A estimativa é de cadastrar 5 mil possíveis doadores de medula no município de Orlândia.

Segundo o coordenador municipal de Saúde, Sérgio Bruno Domingos de Oliveira, esse cadastramento visa aumentar o possível número de doadores de medula óssea. Para enfatizar a importância do ato, ele contou que há uma pessoa na cidade que tem leucemia e precisa de transplante de medula. No entanto, nenhum parente é compatível e ela terá que encontrar um doador no banco.

A pessoa interessada em ser um possível doador de medula óssea deve se apresentar em um dos pontos de coleta, onde é feita a sua identificação e uma simples coleta de sangue (em torno de 5 ml) para análise de amostras. O perfil dessa pessoa será levado para um cadastro mundial, ficando sujeito à possibilidade de ser um possível doador de medula. Caso seja identificada a compatibilidade, ele será questionado se deseja fazer a doação, que é um procedimento simples, sem riscos e sem dores.

Todas as pessoas maiores de 18 anos são possíveis doadores de medula óssea, desde que não tenham sido submetidas a quimioterapia prévia ou que estejam em tratamento de quimioterapia no momento.

Gestantes podem doar, assim como pessoas que tenham diabetes, pressão alta, ou as que estejam fazendo uso de medicamento.

Fonte: Jornal a Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário